Google, Microsoft, Twitter, Apple, Amazon e Spotify. O que essas empresas têm em comum? Todas são empresas globais que, nos últimos dias, comunicaram política de home office compulsório em meio ao aumento do contágio do Covid-19. Empresas brasileiras também começaram medidas similares a partir do dia 16 de março de 2020, o que pode indicar que a realidade de home office compulsório estará presente para a maior parte dos profissionais de escritório dos grandes centros no Brasil.

Imagine um corredor iniciante sendo, de forma repentina, jogado num treino para maratonistas; o seu desempenho não será de acordo com o novo contexto a princípio. Essa é a situação em que muitos de nós nos encontraremos a partir deste mês: nunca fizemos home office direito (no máximo umas ou duas horinhas na mesa de jantar) e nem temos uma infraestrutura adequada, porém este é o nosso novo desafio. Pensando nisso montamos uma série de recomendações e, no final, temos links com recursos de produtividade e leituras complementares para te ajudar nessa nova etapa.

Comunicação

Com ou sem coronavírus, a chave para trabalhar de casa com sucesso é comunicação clara com seu gestor – e saber exatamente o que é esperado de você. Faça com seu líder um alinhamento de expectativas quanto a comunicação dia a dia; exemplo: faz sentido ter 10 minutos com seu gestor no início do dia para levantar as atividades a serem priorizadas? Tome a frente deste tipo de alinhamento e não espere que ele lhe dê tudo estruturado. Lembre-se: essa é uma situação nova para seu líder também.

A maior parte de nós passa seus dias em proximidade com seus gestores, em contextos em que esta comunicação é fácil e fluida; porém isso não vai lhe ajudar em nada na atual circunstância de home office, e falhas de comunicação serão ainda mais frequentes nesse período se a sua equipe nunca teve cultura de trabalho remoto. O seu líder pode não estar acostumado a gerenciar pessoas remotamente, por exemplo; ou a sua empresa talvez não tenha ferramentas para trabalho remoto, tais como Slack para comunicação escrita, ou o Zoom para videoconferência.

Ser propositivo e improvisar pode fazer a diferença neste momento: o FaceTime pode funcionar muito bem, assim como o bom e velho Skype. O importante é não deixar de se comunicar e criar um combinado que funcione para todos.

Mande embora a solidão

Até para aqueles acostumados com home office, a rotina pode parecer demasiadamente desestruturada ou solitária. Em 2019, um estudo da Buffer trouxe que a segunda maior dificuldade dos profissionais que já trabalham remotamente é a solidão.

Para pessoas que moram sozinhas, a realidade de trabalho remoto pode ser ainda mais difícil. Alguns desses colaboradores, ao se sentirem solitários, optam por ir a um café ou um coworking para “ver gente”; mas neste auto isolamento em que estamos essas não são opções. Algo que não resolverá completamente, mas mitigará parte dessa sensação, é ter comunicações o mais “ricas” possíveis.

Videoconferência é um recurso que ajuda a manter o sentimento de comunidade, por estarmos vendo uns aos outros. Use e abuse desse recurso, faça uma call com aquele seu colega mais próximo para botar o papo em dia, junte a equipe numa conferência para cantar parabéns para o aniversariante – mantenha o comportamento interpessoal o mais próximo possível do que você está acostumado.

Times remotos de desenvolvimento de software por vezes se mantém conectados por videoconferência por horas, apenas para “estarem ali” uns pelos outros e manter a via de comunicação aberta. Isso mantém um contexto similar ao de estarmos todos em uma mesma mesa de trabalho colaborando durante o expediente.

Se você for um líder, perceba-se como o líder de torcida do seu time. Comemore as pequenas vitórias, fale com mais frequência com seus liderados e mantenha a vibe positiva! Seus funcionários estão sozinhos, ansiosos com o crescente contágio de Covid-19 e tendo uma experiência de trabalho remoto por período integral pela primeira vez – não deixe a moral cair e mantenha o espírito positivo. Se sua equipe perceber a sua intenção de estar presente, ela ficará mais segura e, consequentemente, e consequentemente produtivos.

Trabalhe de verdade

Dicas de home office são como grãos de areia em uma praia – temos inclusive outro post falando apenas de dicas para ser mais produtivo no trabalho remoto. Uma dessas dicas é não ficar o dia todo de pijamas só porque está em casa; tome um banho e “vista-se” para trabalhar, pois isso lhe ajudará a definir mentalmente quando o trabalho começa.

Se você não tem um escritório em casa, faça o que puder para criar um espaço exclusivo para o trabalho, buscando garantir o mesmo nível de produtividade do escritório. Ao invés de ficar deitado na cama com o computador, tente algo mais intencional como ficar em um lugar distante de distrações, posicionar o seu computador em uma superfície, sentar-se de forma correta em uma cadeira e agir como você normalmente age em um escritório.

Isso também serve como um sinal claro para as pessoas que moram com você, especialmente se estas pessoas não trabalham enquanto você estiver trabalhando. Crie limites e faça alinhamentos com essas pessoas, algo como “quando esta porta estiver fechada, finja que eu não estou em casa, ok?”.

Acima de tudo: não fique com a TV ligada em noticiários enquanto trabalha. Passarão muitas notícias sobre o Covid-19 que não lhe ajudarão em nada a não ser aumentar a sua ansiedade. Deixe os updates da pandemia para depois do trabalho.

Com um espaço dedicado para o trabalho fica fácil explorar os benefícios do home office. Em uma pesquisa da FlexJobs que abrangeu mais de 7.000 trabalhadores remotos, 65% deles disseram serem mais produtivos em casa, citando os benefícios de ter menos interrupções de colegas, menos politicagem de escritório e menos estresse por não pegar trânsito.

Também é interessante definir o “fim” do seu dia de trabalho. Naquela pesquisa da Buffer que falamos anteriormente, a principal reclamação de quem trabalha remoto foi a inabilidade de se desconectar do trabalho depois do horário de expediente. Se você não está entrando e saindo de um espaço físico bem definido, tente criar um marco que lhe ajude dar um fechamento ao dia. Exemplo: fazer 20 minutos de exercício logo depois do expediente e tomar um banho podem lhe ajudar a desconectar do trabalho e começar as suas atividades pessoais.

Mesmo que você não tenha filhos para ficar cuidando enquanto trabalha, é muito fácil pensar durante o trabalho “eu tenho que colocar roupa pra lavar, deixa eu fazer isso rapidinho”. Essas ações em recorrência afetarão a sua produtividade, esse é o motivo de manter uma mentalidade de trabalho sério.

Infraestrutura

Alguns itens que fazem a diferença quando se trata de produtividade e saúde no trabalho remoto:

  • Uma Slikdesk (a da imagem acima é o modelo High branco)
  • Mouse, teclado e headset sem fios
  • Monitor externo com suporte ergonômico
  • Cadeira com regulagem de encosto, que cubra todas as costas. Tenha apoio de braços com altura regulável também
  • Luz natural
  • Se o laptop não tiver, uma webcam

Mas percebemos que muitos de nós estarão trabalhando da seguinte forma:

Mesas e cadeiras de jantar não foram feitas para serem ergonomicamente viáveis por longas horas. Se sua mesa de jantar for redonda, isso é ainda um problema maior pela falta de apoio dos braços sobre o tampo. Para mais detalhes, baixe nosso guia completo da ergonomia.

A Slik parcela mesas em até 10 vezes sem juros para te facilitar, mas entendemos que a decisão de comprar móveis pode demandar algum tempo de planejamento. Enquanto isso, eis algumas dicas para manter a saúde e a produtividade mesmo na sua mesa de jantar:

  • Faça pausa pelo menos a cada uma hora. Uma dica para isso seria colocar alarmes no celular, mas ter um copo d’água e mantê-lo cheio pode ser igualmente efetivo: não leve uma garrafa para a mesa, apenas um copo; ele vai acabar rapidamente, então você terá que levantar para pegar mais água.
  • Siga este nosso outro post sobre alongamentos no trabalho (a maior parte dá pra fazer sentado e em poucos minutos).
  • Se surgir alguma dor, temos alguns materiais sobre dor no ombro, dor na lombar, dor na nuca e dor muscular.

Referências e recomendações

Softwares:

Time: The Coronavirus Is Making Us See That It’s Hard to Make Remote Work Actually Work

Forbes: 5 Essential Coronavirus Work From Home Tech Tips

Flexjobs: Survey Results: How Flexible Work Plays a Big Role in Job Choices

Buffer: State of Remote Work