Criar um ambiente de trabalho agradável é importante para uma organização, pois estimula os colaboradores a estarem mais satisfeitos e dispostos. Desta maneira, os colaboradores são mais produtivos, proativos, criativos e, assim, acabam influenciando em resultados melhores para as empresas.

Com a pressão do dia a dia, os colaboradores precisam de momentos de pausa para relaxarem e retornarem ao trabalho revigorados. Para tanto, empresas inovadoras como Google, Microsoft e Apple, contam com o auxílio de espaços que estimulem esses momentos de descompressão.

Esses ambientes de trabalho descontraídos e com estímulos para a criatividade não são exclusivos dessas grandes empresas globais. Essa tendência também vem ganhando espaço no cenário nacional, onde pequenas empresas brasileiras vêm adotando essa estratégia de ambientes informais e com estímulos à descompressão e à criatividade para o aumento da qualidade de vida de seus colaboradores.

A estratégia de usar paredes coloridas e espaços sem divisórias e atrativos para relaxamento não é apenas uma questão estética. Os benefícios dessas práticas são percebidos no desenvolvimento de criatividade, em melhora do engajamento do time, comunicação e socialização. Além disso, a capacidade de concentração também aumenta e a produtividade do time tende a aumentar junto.

Levando em consideração que as pessoas passam a maior parte do tempo diário no ambiente de trabalho, uma estratégia por parte das organizações é a renovação de seus métodos para alcançar seus resultados por meio de investimentos na satisfação da sua equipe, com mudanças no ambiente de trabalho. Os principais aspectos que devem ser considerados ao projetar um ambiente de escritório agradável são o conforto físico e o conforto psicológico.

Área de relaxamento do Google

Área de relaxamento do Google

Desta forma, investir no conforto físico dos colaboradores é investir na melhoria ergonômica do ambiente de trabalho para que seja adequado às características e necessidades do colaborador. Deve-se zelar pela ergonomia dos mobiliários para atender as necessidades de quem usa o ambiente, como móveis e utensílios com medidas adequadas que facilitem uma boa postura, o conforto dos olhos, o apoio dos pés e as mãos para prevenir problemas de saúde nos colaboradores.

Para o conforto psicológico, a estética do lugar se torna importante, pois expressa a personalidade do espaço, interferindo diretamente no bem-estar e identificação dos colaboradores que utilizam o ambiente.

Dar a opção de personalizar a mesa de trabalho com objetos decorativos, pertences e fotografias pessoais desenvolvem um ambiente mais acolhedor, aconchegante e pessoal. Os ambientes mais intimistas auxiliam os colaboradores a se sentirem com mais confiança, motivação e identificação no ambiente de trabalho.

Além disto, ter um ambiente físico seguro, confortável e aconchegante é imprescindível promover a socialização e criar espaços de convívio entre os colaboradores. Criar espaços informais, além das mesas de escritórios, não só tornam ambientes mais agradáveis e sociáveis para os momentos de pausa e descompressão, como contribuem o incentivo à colaboração e a troca de conhecimento na busca por soluções mais criativas.

Área de convivência no GoogleÁrea de convivência no Google

Quando se pensa em eficiência no trabalho e resultados alcançados, normalmente associa-se a empresa e no comprometimento com o resultado final e, raramente, pensa-se sobre como os aspectos do ambiente de trabalho podem interferir na produtividade da equipe como um todo e com os resultados finais. Porém, essas tendências de investimento em ambientes de trabalho comprovam que as empresas já perceberam o benefício em investir no conforto, segurança e bem-estar dos seus colaboradores para o aumento da produtividade, motivação da equipe, soluções e inovações criativas. O bem-estar dos colaboradores e um ambiente de trabalho saudável é importante para as empresas reterem seus grandes talentos e conquistarem melhores resultados.