Desde que as empresas entenderam que uma maior qualidade de vida no trabalho gera retenção e satisfação de talentos, ela passou a ser um dos temas prioritários no meio corporativo. Por isso, um estudo da Universidade Northwestern nos Estados Unidos aponta um link direto entre a satisfação dos colaboradores com a satisfação dos seus clientes. Richard Branson diz “cuide dos seus colaboradores, e eles cuidarão dos seus clientes”.

A começar pelos benefícios que sua empresa oferece, até os lanchinhos nos intervalos, e um ambiente de valorização e respeito. Assim sendo, há muitas oportunidades disponíveis para aumentar a qualidade de vida no trabalho. Acima de tudo, ela está relacionada tanto a clima organizacional quanto a satisfação do colaborador em exercer sua função.

A maior parte das pessoas investe várias horas do seu tempo acordado dentro de uma empresa. Desse modo, ficar em um emprego que não lhe oferece condições adequadas, não o faz se sentir bem-vindo e valorizado gera impacto na sua saúde tanto física quanto psicológica.

Porém, como dissemos acima, os benefícios da qualidade de vida para os funcionários geram resultados financeiros para a empresa. Funcionários felizes são mais produtivos, se relacionam melhor entre si, são mais flexíveis para lidar com desafios e isso tem o poder de mudar o comportamento de toda a organização.

Abaixo listamos algumas dicas de como fazer uma boa manutenção da sua qualidade de vida no trabalho:

Qualidade de vida no trabalho por meio de um ambiente ergonômico

qualidade de vida no trabalho

Ambientes fisicamente adequados para a função têm impacto direto e instantâneo na produtividade do colaborador. Por exemplo, uma colaboradora grávida pode preferir ter mais espaços para trabalhar em pé, enquanto um colaborador com mais de um metro e noventa de altura pode precisar de uma mesa mais alta. Em outras palavras, esses cuidados com o corpo evitam desconfortos. Em resumo, é impossível ser produtivo estando fisicamente desconfortável, não é mesmo?

A Slik tem um guia completo de ergonomia no trabalho, assim como uma linha de mesas de regulagem de altura para diversos orçamentos que podem ajudar.

Apoie a saúde psicológica dos seus funcionários para uma maior qualidade de vida no trabalho

qualidade de vida no trabalho

Relações de trabalho respeitosas e saudáveis diminuem o absenteísmo e agregam para a qualidade de vida no trabalho. Dessa maneira, um colaborador pressionado ou com poucos recursos para exercer sua atividade não será produtivo.

Um exemplo de cuidado com a saúde psicológica dos seus colaboradores é o serviço Vittude. Por meio dele, a empresa pode subsidiar sessões de terapia para seu time.

Incentive a qualidade de vida fora do trabalho para tê-la, também, durante o trabalho

qualidade de vida no trabalho

O colaborador é um ser completo, trazendo suas alegrias e tristezas da vida pessoal junto para o escritório. Uma qualidade de vida fora do trabalho ajudará seus colaboradores a terem uma atitude mais positiva e emoções mais produtivas no seu dia a dia.

Um exemplo de ação que fomenta a qualidade de vida fora do trabalho é o Gympass. Ele é um benefício onde a empresa coparticipa com uma quantia para que seus colaboradores façam atividades físicas regulares em diversas academias.

Oportunidades de carreira e desenvolvimento aumentam a qualidade de vida no trabalho

qualidade de vida no trabalho

Profissionais qualificados buscam uma ocupação com um objetivo que vai além do salário. Tais profissionais querem um alinhamento entre a função e seus objetivos pessoais de vida. Para isso, dar clareza das oportunidades de carreira, fornecer oportunidades de desenvolvimento e reconhecer o bom trabalho feito são importantes para a qualidade de vida no trabalho.

Relações interpessoais saudáveis contribuem para a qualidade de vida no trabalho

qualidade de vida no trabalho

Como falamos anteriormente sobre saúde psicológica, um fator crítico para a qualidade de vida no trabalho é um ambiente amistoso. Antes de mais nada, deve haver confiança nas relações entre as pessoas. Os colaboradores não precisam necessariamente ser melhores amigos entre si, mas precisam ser capazes de criar redes de suporte e confiança. Isso os permitirá serem mais produtivos juntos.

Esse cuidado começa na criação de uma cultura saudável, contratação de pessoas alinhadas a essa cultura e incentivos. Isso possibilita que essa troca positiva aconteça entre o time.