Entenda os perigos de passar muito tempo sentado e como isso afeta a sua saúde, sua disposição e sua vida como um todo.
No mundo moderno é cada vez mais comum encontrar profissões e também opções de lazer que exigem que se fique muito tempo sentado. Por isso é necessário cuidado, pois quem trabalha sentado por longos períodos acaba agredindo o organismo de algumas formas.
Doenças, dores, problemas cardiovasculares, entre outras condições que podem ser agravadas ou até mesmo desenvolvidas devido ao tempo que passamos sentados.
No post de hoje, vamos mostrar o que acontece com quem fica sentado durante longos períodos todos os dias.
Os perigos de passar muito horas do dia sentado
Quando estamos sentados, o funcionamento do organismo é diferente de quando estamos em pé.
A primeira coisa que vem à cabeça é sempre o risco ergonômico da postura ao ficar sentado. Entretanto, não é o único problema.
Ficar sentado também diminui a circulação sanguínea, interrompe a queima de gordura e, dependendo da forma como se senta, pode causar exaustão nos músculos e ligamentos.
É necessário estar atento aos perigos de quando passamos muito tempo sentados para evitar complicações ou problemas mais graves.
Dores no corpo
O primeiro sintoma que aparece em quem fica muito tempo sentado são as dores no corpo, ocasionadas pela permanência na mesma posição durante longos períodos.
Inicialmente começa a se manifestar por meio das dores nas costas, na região lombar ou na cervical. Isso quer dizer que você não está com a postura correta.
Também pode ocorrer dor nos ombros, nos braços e nas pernas, indicando que você não está ajustado corretamente à sua cadeira ou à sua mesa.
É por isso que as cadeiras e mesas ergonômicas são tão importantes. Elas possuem ajustes diversos para se moldar ao nosso corpo.
Em outras palavras, é a cadeira que deve se ajustar a nós, e não nós a ela.
Desvios da coluna
Em casos mais graves, a pessoa que passa muito tempo sentada pode acabar tendo desvios na coluna.
Sentar incorretamente por repetidas vezes, durante longos períodos, causa deformações e desgastes na coluna.
Um dos exemplos é o desgaste dos discos da coluna, que ocorre porque os músculos que ajudam na estabilização da coluna ficam mais relaxados quando estamos sentados.
Com isso, a pressão sobre os discos da coluna aumenta, ocasionando as dores nas costas e o desgaste, que pode levar a condições depreciativas ao longo do tempo.
Para evitar isso, é essencial se levantar e fazer caminhadas, mesmo que dentro do escritório ou de casa.
Doenças
Passar muito tempo sentado também pode aumentar os riscos de desenvolver doença crônica em partes do organismo. Os problemas mais comuns são com quem passa muitas horas no computador, o que pode causar artrite e tendinite.
A diabetes tipo 2 também é uma doença que pode aparecer em quem fica muito tempo sentado, pois a posição aumenta as taxas de açúcar no sangue.
Além disso, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Journal of the National Cancer Institute, da Oxford Academic, ficar sentado por mais de quatro horas seguidas todos os dias pode estar relacionado ao aumento do risco de câncer.
Vale lembrar que desvios da coluna também são considerados doenças.
Obesidade
Pelo conhecimento popular, já se sabe que o sedentarismo é um dos grandes vilões da saúde de uma forma geral.
Ficar sentado muito tempo aumenta os riscos de desenvolver a obesidade, já que a queima de gordura fica praticamente anulada.
Atividades físicas são os responsáveis por fazer o organismo gastar a energia acumulada pela alimentação.
Além disso, geralmente quem passa muito tempo sentado também tem que tomar cuidado extra com o que consome.
Refrigerantes, salgadinhos e guloseimas estão entre os lanches favoritos de muitas pessoas.
Tudo isso combinado pode prejudicar a perda de peso e levar à obesidade facilmente.
Problemas cardiovasculares
Quando estamos sentados, os vasos sanguíneos ficam comprimidos, dificultando a circulação sanguínea.
O sangue é o responsável por levar oxigenação e nutrição para todos os órgãos de nosso corpo. O coração, em especial, precisa estar saudável para conseguir bombear o sangue adequadamente.
Com o aumento de peso, o coração encontra mais dificuldade em fazer o seu trabalho, especialmente quando estamos sentados. Isso porque a gordura também fica acumulada nos vasos sanguíneos, que já são comprimidos quando sentamos.
O excesso de esforço pode levar a problemas cardiovasculares, incluindo o risco de infarto fulminante.
A NR 17 e sua importância – Análise ergonômica do trabalho
Existe uma norma que trata da ergonomia no trabalho, dispondo de várias orientações para que o trabalhador não tenha prejuízos à saúde.
É a NR 17, que indica quais os pontos mais importantes a serem observados.
Ela diz que “as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação(…)“.
Assim sendo, esta é uma das normas mais importantes para a manutenção da saúde e da boa postura no trabalho, tanto sentado quanto em pé.
Respeitar e cumprir a NR 17 evita diversos problemas de saúde já mencionados acima.
Benefícios do Standing Desk – Trabalhar em pé
Standing Desk é um termo em inglês que representa a mesa com regulagem de altura. Essas mesas permitem que qualquer pessoa trabalhe em pé.
Trabalhar em pé ajuda na queima de gordura, evitando a obesidade e os problemas cardiovasculares. Além disso, trabalhar em pé também melhora a circulação sanguínea, já que libera os vasos sanguíneos que ficam comprimidos quando estamos sentados.
Alternar entre a posição sentado e em pé também traz outros benefícios, pois os joelhos e a coluna sofrem menos, uma vez que podem encontrar uma posição natural para ficar. Por fim, as dores começam a desaparecer, graças à variação entre as posições sentado e em pé.
Em outras palavras, uma Standing Desk é capaz de operar milagres na vida e no trabalho.
Nós não percebemos, pois estamos sempre distraídos com alguma outra coisa, mas ficar em pé é extremamente confortável quando feito da forma correta.
É claro que você não vai ficar o tempo todo em pé, mas é para isso que serve a regulagem de altura da sua mesa. Ela permite às pessoas trabalharem em pé a maior parte do tempo e passarem uma ou duas horas ao longo do dia sentados.
Além de tudo isso, fique ciente de que a qualidade de vida de quem trabalha em pé chega a ser expressivamente superior à de quem fica sentado o dia todo.
Se você gostou da ideia, conheça a SlikDesk High, uma mesa com regulagem automatizada. Ela é perfeita para quem fica muito tempo sentado.