Então você conseguiu convencer o seu chefe a deixar você trabalhar remotamente, ou você começou um emprego no formato de trabalho remoto – e agora? Como se manter produtivo, criativo, inspirado e atingir todos os seus objetivos profissionais nesse novo estilo de vida?

Na Slik trabalhamos com diversos públicos, e um deles é o de profissionais remotos que buscam soluções para manter sua melhor forma física e mental. Compartilharemos aqui alguns dos aprendizados que tivemos com clientes que têm a sua casa como seu ambiente de trabalho principal.

1 – Encontre a ocupação ideal

Nem todas as posições e funções são criadas da mesma forma. Quando procuramos por um emprego, algo importante é pesquisar a empresa. Todos querem trabalhar em algum lugar que lhes permita sentir que o seu trabalho é significativo e importante. A empresa errada não fará com que você se sinta feliz e produtivo, não importa o que você esteja fazendo no trabalho. Os valores da empresa alinhados com os seus são um importante fundamento para relacionamentos profissionais felizes.

Junto com isso, você deve encontrar a posição que lhe serve melhor. Pense cuidadosamente sobre o que você gosta de fazer, no que você é bom, e se você está buscando algo no qual você se sente confortável executando ou que lhe desafie. Cada uma dessas considerações é importante para que você foque a sua busca por emprego. A busca pela função ideal não é um jogo de dardos; produtividade e felicidade a longo prazo estão diretamente ligadas a encontrar a função adequada na empresa certa.

2 – Peque pelo excesso de comunicação

A chave para ser bem-sucedido em qualquer papel profissional é a comunicação, mas quando se trata de trabalho remoto, esse é ainda um ativo mais importante. Já que você não está há poucos passos dos seus colegas de trabalho ou do seu gestor, é sua responsabilidade organizar reuniões 1:1 para fazer atualização de status numa frequência semanal baseado nos seus objetivos em comum, projetos em execução e atividades diárias.

Garanta que seus colegas, líderes e parceiros de trabalho tenham clareza do progresso que você teve na semana passada, quais objetivos você já atingiu e que projetos você se envolveu. Quando você não está no escritório, pode ser difícil do seu gestor manter as atividades que você executa em mente, então não se sinta temeroso em trazer marcos importantes nas interações com sua equipe.

Uma comunicação transparente também lhe permitirá discutir carga de trabalho, satisfação com a função e alinhamento do conceito de “trabalho feito” com seu gestor e parceiros. Da mesma forma, ela ajudará a manter a cultura da empresa com você mesmo remotamente, permitindo a você manter satisfação no trabalho e crescimento nos relacionamentos com colegas, clientes e líderes.

3 – Planeje seu ambiente de trabalho

Trabalhadores remotos têm mais flexibilidade quanto onde o seu trabalho é executado, mas isso pode trazer desafios adicionais se comparado ao ambiente de trabalho adicional. É muito importante que você decida se você trabalhará constantemente em um lugar ou se seu ambiente estará sempre mudando. Dependendo do tipo de trabalho que é esperado, espaços diferentes e requisitos físicos devem ser considerados. Se você precisa ter um computador específico ou se você se sente mais produtivo em alguns ambientes, é importante considerar onde você normalmente estará trabalhando.

Independentemente do ambiente de trabalho escolhido, você também terá que pensar se a sua função é executável nos horários e espaços que você deseja trabalhar. Escolher ter um escritório dedicado, uma mesa com regulagem de altura ou uma estação de trabalho móvel serão todas coisas a serem decididas quando o assunto é trabalho remoto.

4 – Invista na tecnologia correta

Qualquer trabalhador remoto irá lhe dizer que acesso a uma WiFi consistente é crítica para o seu sucesso, mas há mais do que internet quando falamos de equipamentos corretos. Ao mesmo tempo que ter um ambiente que lhe permita fazer reuniões remotas sem perder a conexão, você deve considerar que ferramentas e tecnologias você precisará para executar bem o seu trabalho. Por exemplo, muitos trabalhadores remotos investem num bom fone de ouvido com funcionalidade de redução de ruído para que eles possam trabalhar de qualquer parte – independentemente do barulho ambiente. Outros consideram que teclados e mouses wireless, ou ainda uma segunda tela, são importantes para sua eficiência.

Na Slik percebemos que perfis específicos, como gamers ou poker players profissionais, buscam itens específicos para compor o ambiente. Um número maior de monitores, uma mesa que permita alternar posições e fones profissionais são bastante comuns. Em uma função que envolve competição ou concorrência, a tecnologia certa faz diferença na sua performance profissional e consequente sucesso.

5 – Obtenha suporte de uma comunidade

Um dos maiores mitos relacionados ao trabalho remoto é que pessoas que não trabalham em um escritório são solitárias. Para garantir que você se sinta suportado e parte do “mundo real”, recomendamos que você faça parte de uma comunidade – seja virtual ou em um ambiente de trabalho coletivo. Descobrimos que estar cercado por outras pessoas que são bem-sucedidas em trabalhar remotamente inspira os iniciantes a estar na direção correta e se manter produtivo enquanto fazem uso da sua flexibilidade de local.

6 – Encontre o seu nível de energia ideal e momento mais produtivo

Ter horários flexíveis ou trabalhar de casa pode, às vezes, permitir que um trabalhador escolha seus próprios horários de acordo com sua produtividade. O número de horas no dia em que uma pessoa consegue ser plenamente produtiva é finito; e embora a energia seja renovável, você precisa recarregar para manter os mesmos níveis de produtividade. Tempo está, necessariamente, sob nosso controle, então realmente entender como o seu horário de trabalho se encaixa na sua vida diária é imprescindível. Apesar de, as vezes, você ter tempo no fim do dia, isso não significa que você será produtivo.

Garantir que você terá o suficiente de energia, atenção e foco para completar suas atividades será o item mais importante quando você não tem alguém controlando cada movimento seu em um escritório. Uma das grandes vantagens do trabalho remoto é a possibilidade de regular o seu nível de energia e eventualmente decidir seu horário de trabalho em torno dos seus picos de energia.

7 – Separe um tempo para cuidar de você mesmo

Quando a linha entre “trabalho” e “casa” começar a ficar pouco definida, você talvez comece a se encontrar preso na sua tela de computador por períodos maiores de tempo. Apesar de isso, as vezes, ser necessário quando você, por exemplo, estiver fechando um grande negócio ou finalizando uma apresentação importante; dê a si mesmo tempo para você. Esteja comprometido com uma rotina saudável e construa blocos de tempo para comer de forma saudável e se exercite.

Os benefícios do trabalho remoto podem se estender dentro da sua vida pessoal também. Com um aumento de flexibilidade, você pode usar o seu tempo para não perder os grandes momentos da vida. Como um trabalhador remoto você pode cuidar dos seus filhos sem se preocupar em sair do escritório durante o horário de trabalho, você pode decidir trabalhar de qualquer lugar no mundo e também agendar aquela consulta médica que você tem procrastinado porque não queria que coincidisse com o horário de trabalho.

8 – Saiba quando “desligar”

Este pode ser um dos pontos mais desafiadores no assunto de trabalho remoto. O mundo está ficando cada vez conectado, o que gera muitas notificações de trabalho em horários aleatórios (especialmente se você trabalha em um fuso horário diferente dos seus colegas). Para isso, é importante desenvolver a habilidade de definir um horário para, oficialmente, “desligar”. A melhor parte de trabalhar remotamente é ter flexibilidade para trabalhar quando você está mais produtivo, então seja cuidadoso para não definir um padrão de que você está disponível 24/7.